Gostaria, na condicao de "enviado especial" no 4o. Campeonato Brasileiro de RG 65 realizado no Clube Naval de Brasilia entre os dias 23 a 26/06 e ainda competidor deixar mais algumas consideracoes a respeito do campeonato:
1) o nivel tecnico e equilibrio entre os competidores foi muito alto entre toda a flotilha, fato este comentado por muitos durante o campeonato e a frase ouvida a toda hora na area de pilotagem era " e mais dificil subir da flotilha B para a A do que se manter na A, pois ficar entre os 4 na flotilha B era tarefa ardua mesmo para os feras". Este aspecto para mim foi marcante pois competi nos outros 3 Brasileiros de RG 65 e percebi. Evolucao relevante do nivel tecnico dos competidores e seus barcos...como se diz por ai: "nao tem mais bobo na raia e ate os feras passearam pela flotilha B"
2) Elevado nivel das regatas e pouquissimos protestos e discussoes com os velejadores respeitando no geral as regras e respeito mutuo durante as regatas.
3) Otima estrutura do Clube Naval de Brasilia que acolheu a competicao, com dedicacao excepcional dos organizadores, com Nicaretta e esposa e demais membros. Gustavo na juria como sempre com otima postura e primando pelo respeito as regras e organizacao, agindo com rigor sempre que necessario para manter a ordem e o bom andamento do campeonato.
4) A raia, durante o campeonato, deixou um pouco a desejar por conta das gigogas que prejudicaram varios velejadores, dentre os quais me incluo, em diversas regatas agarrando nas quilhas dos barcos e comprometendo resultados, assim como elevado nivel de ondulacoes geradas por lanchas e a falta de vento, principalmente no sabado e domingo, reduzindo o numero de regatas ( foram 27 no total, mas poderiam ser menos 40 se as condicoes da raia permitissem). De qualquer forma, a organizacao do campeonato contava com boa estrutura e fez tudo que estava ao alcance para evitar esses contratempos e realizar regatas agradaveis e de alto nivel tecnico.
5) Por fim, queria comentar o excepcional desempenho dos velejadores da Flotilha Barra Vela que representou o Estado do RJ no campeonato e colocou o maior numero de barcos entre os 10 primeiros (4 barcos -1o., 5o., 8o., 10o.), trouxe o caneco com a vitoria incontestavel do nosso fera - Denis Astbury, que na verdade poderia ter conquistado um campeonato ate com consideravel folga se nao fosse "abracado" por gigogas em 2 regatas em que liderava ou estava entre os primeiros...o cara e fera mesmo e praticamente nao comete erros, veleja com maestria e tem um equipamento excelente (barco Stinger cpm velas do Bantock) que regula com perfeicao!!!
O grande desempenho do grupo do RJ da Flotilha Barra Vela em parte com certeza esta relacionado ao fato de termos um calendario fixo, praticarmos muito em competicoes mensais com muitas regatas com uma flotilha numerosa presente mensalmente na nossa raia na Praia do Indiana.
Em breve enviaremos fotos do Campeonato. Aguardem!
Um abr a todos e bons ventos
Felipe Rezende
BRA 78 - VIC
Um comentário:
Felipe,
Foi um prazer participar de um campeonato com o apoio de tantos novos e velhos amigos. A palavra de força na hora certa, as brincadeiras para descontrair e os "causos" para contar com certeza foram essênciais para aliviar a pressão de quem estava disputando um campeonato extremamente difícil e competitivo.
Vejo agora como a RG65 está evoluída e sinto que faço parte dessa evolução. Espero contribuir ainda mais para a classe continuar em ascensão.
Faço aqui um agradecimento especial a todos velejadores da Flotilha Barra Vela que me acolheram de braços abertos assim que retornei da Inglaterra. Clima descontraído e várias regatas com um calendário organizado mostram que esse é o caminho a seguir no futuro da vela rádio controlada.
Obrigado a família Rezende, Eduardo, Felipe, Carlinhos e Ana e também ao Michael e Ana pelo apoio "in-loco".
Obrigado ao Pedro Stier por mais uma vez, incondicionalmente, fornecer um barco fantástico, capaz de competir de igual para igual com todos os participantes.
Até a próxima regata.
Forte abraço a todos,
Denis
Postar um comentário