13 de outubro de 2008

Escola Naval - Festa na Baía de Guanabara












Pessoal,

Vamos ao relato técnico da Regata da Escola Naval de 2008.

No último domingo foi realizada a maior festa da vela brasileira, a regata da Escola Naval. A festa é tradicional e sempre ocorre no dia 12 de outubro. Este ano a Escola Naval comemorou 200 anos e contou com mais de 700 veleiros de todas as categorias dividindo a raia da Baía de Guanabara no Rio de Janeiro. E uma festa como essa não poderia deixar de contar com a presença dos rádios controlados. Como nos últimos anos tivemos premiações para as regatas de RG65, BV65 (classe que corre junto com os RG65, mas usando barcos monotipo) e IOM.

As 10h30minh da manhã foi iniciada a primeira das 11 regatas do dia para a RG65 em um percurso de barla/sota curto no canal da Escola Naval em frente à pista do aeroporto Santos Dumont. Com 12 barcos na raia e ventos moderados as disputas foram acirradas, mas sempre com um clima de cordialidade entre os comandantes. Após as 11 regatas e com dois descartes os velejadores da Flotilha BarraVela mostraram que vem evoluindo e dominando o cenário da RG65 no Rio de Janeiro. O Puma do Rodrigo Belluco levou o título ganhando duas regatas e sendo muito consistente nas demais figurou sempre entre os primeiros. Em segundo lugar chegou o Vic do Felipe Rezende e em terceiro pelos critérios de desempate o Voodoo do Eduardo Rezende. O Eduardo Rezende, por sinal, se demonstrava muito feliz com o resultado uma vez que os três primeiros foram modelos Mutantes do estaleiro Rio desenvolvidos por ele.

Na classe BV65 o Carlos Eduardo Rezende levou a melhor com o Kamikaze. Completaram o pódio Ricardo Suzini com o Tsunami e o campeão do ano passado Alzir com o Mandrake.

Um comentário:

Anônimo disse...

Prezado Amigo,
Estou iniciando em Vela RC e achei seu Blog muito legal. Gostei mais ainda por ver que os modelos elétricos tiveram sua vez, mesmo que uma foto só.
Tenho um Blog sobre nautimodelismo, no RJ, e algumas fotos da regata RC da Escola naval também estão lá. Passa por lá pra conferir: ACNAUTI.BLOGSPOT.COM
Parabéns pelo Blog e pela disputa saudável e fraterna que a Vela RC proporciona.

Forte Abraço,
André Marzulo
Associação de Nautimodleismo Guanabara (Presidente 2008-2010)