O II Campeonato Carioca de RG65 foi realizado no sábado 6/12/08 na Lagoa de Marapendi na Barra da Tijuca. O sol compareceu tímido, mas perfeito para o campeonato,o vento chegou devagar, mas foi se intensificando durante o dia tornado as condições difíceis na hora da decisão.
O campeonato carioca foi realizado exatamente como manda o regulamento, com os horários sendo respeitados, punições rigorosas mas sempre com o clima de amizade. Foram realizadas 15 regatas divididas em três conjuntos de 4 regatas e o último com 3regatas. As primeiras regatas começaram com ventos regulares e todos os velejadores com velas A e mostrando muito equilíbrio entre os Mutantes da família Rezende, Vic do Felipe e Voodoo do Eduardo, e o meu Puma. Carlos Eduardo Rezende com um LittleBest mantinha-se perto do primeiro pelotão sempre brigando pelas primeiras colocações.
Na quinta regata do dia o vento aumentou e o primeiro barco a arriscar a troca para a vela B foi o Puma. A estratégia se mostrou bem sucedida e foram 3 vitórias em quatro regatas. A partir daí todos os barcos que possuíam velas menores passaram a usá-las o que voltou a equilibrar as disputas. Nas três últimas regatas o vento apertou mais ainda e o Eduardo Rezende passou a usar velas C. Mais uma vez a estratégia fez a diferença e o Voodoo velejou com facilidade enquanto o Puma sofria para fazer as pernas de popa.
No final do dia Eduardo Rezende sagrou-se campeão carioca de RG65 pela primeira vez superando o Puma nos descartes. Eduardo com o Mutante Voodoo teve um dia muito regular e errou na hora que podia. O Mutante Puma por sua vez foi o que mais ganhou regatas no dia, mas acabou perdendo pontos importantes na hora decisiva. Em terceiro veio Felipe Rezende com o Mutante VIC em um dia com muitos erros, diferente da regularidade que teve durante o ano. Na quarta colocação mais um representante do clã Rezende, desta vez Carlos Eduardo com o LillteBest Kamikaze II. Ao todo foram 9 barcos na raia e disputas acirradas para fechar um ano glorioso da vela RC do Rio de Janeiro e principalmente para a Flotilha BarraVela que faturou as principais regatas do estado em 2009. O Sérgio Cunha ganhou a Regata da Marinha no clube Naval, o Belluco faturou a Escola Naval e para fechar o ano Eduardo Rezende levou o Estadual. Sem contar o sucesso do campeonato da Flotilha BarraVela com 12 etapas que teve como campeão o Felipe Rezende.
O ano de 2009 promete para a vela RC no Rio de Janeiro!
Fotos Ricardo Fidalgo/ Raul Neto
Nenhum comentário:
Postar um comentário