29 de setembro de 2009

Mais do Green Dragon




Ontem consegui evoluir um pouco mais no Green Dragon. Preparei as mesas dos servos e a idéia é criar um mecanismo de troca rápida dos servos. Na última regata perdi muito tempo tentando trocar o servo de vela depois que ele abriu o bico. Com esse sistema posso deixar os servos prontos nas mesas e trocar o conjunto todo que é preso por grampos.
Outro ajuste foi no alinhamento do casco. Como o casco torceu um pouco no transporte tive que fazer essa grade de balsa para alinhar. Ainda não está 100%, mas o ajuste final farei na hora que fechar o convés.
Ainda espero colocá-lo na água na regata da Escola Naval no dia 11/10. Vamos ver se consigo.

21 de setembro de 2009

Torneio Rally da Lagoa - Felipe Rezende coloca a mão na taça!



















Sábado de mormaço no Rio de Janeiro e a lagoa de Marapendi mais limpa do que nunca foi o sinal para 15 velejadores colocarem os RG65 na água. Nesta etapa tivemos a participação especial do Arturo, velejador de longa data da categoria que aos poucos vem aparecendo nas regatas da Flotilha BarraVela.
No início do dia o vento terral teimava em dificultar a montagem da raia. Com a indefinição do vento as atividades ficaram nos ajustes na praia do Indiana cada vez melhor. Aos poucos um vento sudeste fraco foi se firmando e os barcos foram para água.
Nessa etapa para facilitar a organização foi decidido usar o sistema HMS com dois grupos e quatro promoções da flotilha B para A. Os grupos iniciais foram sorteados e desta forma tivemos sempre 10 barcos disputando a regata A. Acredito que a solução seja boa com o aumento do número de barcos e aos poucos o pessoal vai se acostumando com as regras que são usadas nos campeonatos oficiais.
Após as quatro primeiras regatas o vento apertou repentinamente e todos os competidores tiveram que trocar de velas A para C. Com rajadas acima de 10 nós e marolas as condições se modificaram inteiramente. A única coisa que não mudou foi o desempenho do Littlebest VIC conduzido com maestria pelo Felipe Rezende. Felipe não deu chance para ninguém e com vento fraco ou forte, com ou sem marolas, e dominou completamente o dia. A muitas regatas não assistíamos um domínio tão grande de um mesmo barco. Com 7 vitórias em 9 regatas e o descarte de um segundo lugar Felipe Rezende faturou o Rally da Lagoa. A disputa nas demais posições foi mais acirrada. A grande surpresa foi a boa evolução do Rogue conduzido pelo Carlos Eduardo. O modelo projetado pelo consagrado inglês Graham Bantock e construído pelo Eduardo Rezende disputou o segundo lugar com Sérgio Cunha, vencedor do último torneio, até a última regata e levou a melhor no desempate. Carlos Eduardo ficou com a segunda posição e Sérgio Cunha teve que se contentar com o terceiro desta vez.
Em quarto ficou Ricardo Suzini com o Littlebest Maximus que parece ter perdido um pouco a regulagem do barco e tem encontrado dificuldades. Logo atrás chegou Márcio Petrúcio com outro Littlebest que tem andado muito rápido com vela C, mas ainda não encontrou o melhor ajuste para a vela A.
O campeonato parece já apontar para um bi campeão, mas a disputa pelo segundo lugar está cada vez mais embolada.

O Green Dragon vem aí!!!






Durante o Campeonato Brasileiro fiquei muito bem impressionado com o projeto do amigo Jean de Belém. Infelizmente o Jean teve muitos problemas com a parte eletrônica do barco, mas quando conseguiu andar mostrou que o barco é veloz.
Depois de trocar alguns emails com o Jean negociei com ele para ser “piloto de testes” do Tornado (nome do projeto, mas eu preferia Tucupi ) no Rio de Janeiro. O Jean caprichou e me mandou um casco bem leve que comecei a montar esse final de semana. Vou postar as fotos na medida em que os trabalhos forem andando.
Infelizmente o casco deu uma entortada no transporte, apesar de todo o cuidado no acondicionamento. O Jean vai me mandar detalhes para que eu possa trazer para o formato novamente.
No Domingo fui ao estaleiro Escambal e com a ajuda do Sérgio Cunha coloquei a quilha no lugar e comecei a preparação da mesa de servos.