28 de março de 2010

Match 4 Race – Emoção até o fim!




















































No último sábado foi realizada mais uma etapa do Circuito BarraVela de vela radio controlada na categoria RG65. O sol quente e ventos de sudeste moderados e constantes levaram 14 competidores para a raia do Clube dos Oficiais Bombeiros na lagoa de Marapendi. Esta etapa foi realizada no sistema de Match 4 Race, onde os velejadores são separados em grupos de 4 ou 5 de acordo com as posições no ranking da BarraVela e os dois primeiros avançam para a próxima etapa até a final.
No primeiro grupo estavam Belluco, Eduardo Rezende, Renê, Arturo e Lucas. Na primeira regata Rene largou bem e não deu chance para ninguém faturando a primeira do dia, mas na segunda errou muito e Belluco se aproveitou ganhando e garantindo a vaga, seguido por Eduardo Rezende que também garantiu a vaga para a etapa seguinte.
No segundo grupo estavam Felipe Rezende, Ricardo Suzini, Sérgio Cunha e Basílio. Neste grupo Felipe e Suzini dominaram e se garantiram nas semifinais.
No terceiro grupo ficaram Michael, Carlos Rezende, Fernando, Ricardo Fidalgo e André. Michael garantiu a vaga nas semi com facilidade vencendo as duas baterias e foi seguido por Carlos Rezende.
Na repescagem Rene mostrou novamente que estava muito rápido enquanto não tinha problemas e faturou a regata com Sérgio Cunha em segundo. Os dois juntaram-se aos já classificados para as semifinais.
Os demais ainda fizeram uma das mais disputadas regatas para definir a classificação de 9º ao 14º. Nessa regata Ricardo Fidalgo com o Escambaset Bruna II largou na frente e construiu uma vantagem confortável, mas para seu desespero foi traído pelas pilhas que acabaram já na segunda perna da raia. Com isso Basílio com o Escamabset Risada levou a regata e ficou com o 9º lugar geral. Em 10º chegou Fernando com um Mutante, em 11º Arturo com o barco argentino, e Lucas com o Mutante Puma em 12º.
Na primeira semifinal Belluco ganhou a primeira regata, mas queimou a largada na segunda. Para sua sorte Michael também queimou e demorou um pouco mais a retornar para a linha de largada. Esse tempo fez a diferença e Felipe Rezende ganhou a segunda regata garantindo vaga na final junto com o Belluco que ainda conseguiu chegar em segundo. Michael que ganhara as duas regatas da etapa anterior acabou ficando de fora ao chegar em terceiro. Sérgio Cunha ficou em quarto nas duas regatas e também não se classificou.
Na segunda semifinal Carlos Rezende ganhou a primeira, seguido por Eduardo Rezende, Suzini em terceiro e Renê novamente com muitos problemas de eletrônica em quarto. Com muitos erros na montagem da bóia de contravento Eduardo deixou Suzini reagir. Suzini ganhou a segunda regata garantindo vaga na final. Carlos Rezende administrou a regata para garantir também a sua vaga. Eduardo e Renê ficaram para a disputa do 5º ao 8º.
Na regata que definiu o 5º ao 8º Michel voltou a ganhar as duas regatas e com o Seagull IV ficou com o 5º lugar. Renê com o Escambaset Fantasma deu um show de coreografia com o rádio tentando não perder o controle do rádio (ele balançava o rádio no alto a cada cambada, quem viu se divertiu muito!) conseguiu o 6º lugar. Sérgio Cunha com outro Escambaset, o Rãneibeibi, ficou com o 7º lugar e Eduardo Rezende com o Mutante II Voodoo ficou em 8º.
A grande final foi disputada em três baterias entre, Felipe Rezende com o Mutante II VIC, Carlos Rezende com o Mutante II Kamikaze, Belluco com o LittleBest Feiurinha e Ricardo Suzini com o LittleBest Maximus. Na primeira regata Felipe levou a melhor, com Belluco em segundo, Carlos em terceiro e Suzini em quarto. Na segunda e mais disputada três barcos chegaram praticamente empatados na bóia de popa que levava a uma pequena perna até a chegada. Nesse momento terei que abrir um parêntese para dar as duas versões do que aconteceu.

Versão do Belluco:
Ricardo Suzini de maneira sórdida e irresponsável forçou passagem abalroando de forma irresponsável o barco do Belluco pouco antes de chegar à bóia. Não satisfeito e completamente ensandecido Suzini após tirar Belluco da frente foi de encontro ao Felipe Rezende e deliberadamente enganchou seu mastro ao mastro do Felipe tirando este da raia. Com isso Belluco conseguiu se recuperar e vencer a bateria.

Versão Oficial:
Belluco e Suzini se aproximaram da bóia emparelhados com Suzini por dentro. O Belluco não percebeu que estava acima da bóia e apesar dos pedidos do Suzini de espaço na bóia não abriu o suficiente e acabou não fazendo a bóia levando Suzini com ele. No tumulto causado pela falha do Belluco o Suzini acabou enroscando o mastro com Felipe que vinha logo atrás e acabava de montar a bóia. Com isso Belluco se recuperou, montou a bóia, pagou o protesto e ganhou a bateria. Felipe ainda conseguiu se recuperar e chegar em segundo com Carlos em terceiro e Suzini que ficou completamente desconcentrado em quarto.

Réplica do Belluco:
As minhas mais sinceras desculpas ao Suzini pela minha “lambança” totalmente involuntária.

Com isso a disputa ficou para a última e decisiva bateria do dia. Dessa vez Belluco não deu chance e faturou a regata e o título do dia. Felipe chegou em segundo garantindo o vice, com Carlos em terceiro e Suzini em quarto.

Mais uma vez as regatas foram muito disputadas com 7 comandantes ganhando pelo menos uma regata. O clima mais uma vez de amizade e respeito. Belluco abriu vantagem no ranking, mas Felipe Rezende ainda luta pelo tri e não vai deixar barato na próxima etapa. Carlos com barco novo também promete entrar na briga. Michael já treinando para o Brasileiro mostrou mais uma vez que não está para brincadeira. Suzini prometeu acertar o Belluco em um aproxima oportunidade e o Renê promete revisar a eletrônica para não protagonizar a mais cômica versão do Lago dos Cisnes já vista nas margens da Lagoa de Marapendi.

3 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns a flotilha pelo belo dia de regatas. Parabéns especial ao Belluco que está cumprindo a promessa de ressurgir das cinzas.
Mas...como todo velho chato vou dar meu pitaco desapreciador:
Não gostei deste Match 4 Race.
Por vários motivos:
1 - Parece elitista
2 - E por ser elitista é anti desportivo
3 - Tenho a impressão que o mundial não será assim, logo a flotilha, que com certeza deverá ter um representante no mundial, este não estará treinado para a disputa com dezenas de barcos na raia
4 - Vento sujo, direito de passagem,estratégia de regata, ficam relevados a terceiro plano neste tipo de regata visto que há 4 participantes somente. A regata com mais barcos dá ao timoneiro uma experiência de controle do entorno, de estratégia de regata. Neste tipo de regata é bota de chumbo, sem graça.
5 - O PRINCIPAL - Os demais companheiros alijados da possibilidade da disputa pela vitória principal tem seu aprendizado prejudicado pois ficam sem poder participar da regata onde acontece os pegas dos melhores. A motivação para eles cai praticamente a zero. E o principal mesmo é a falta de fraternidade ao relegá-los logo na primeira regata ao último plano.

Um abraço

Fred

Belluco disse...

Fred,

Em primeiro lugar seus comentários são sempre bem vindos. Não posso dispensar leitores do blog :-)
Com relação ao formato da regata não é bem assim. Em primeiro lugar a Flotilha é adepta a democracia relativa. No final do ano votamos o formado das regatas do ano seguinte e as duas regatas Match 4 Race do ano foram aprovadas por todos. Tá certo que o nosso comandante Basílio tem direito ao número de votos dos presentes mais um (hehehe).
Os peguinhas com poucos barcos servem para treinar marcações e técnicas diferentes que podemos encontrar quando uma flotilha grande se espalha na raia. Além disso é uma oportunidade de analisar a concorrência.
Dá para torcer, aproveitar mais o churrasco, cornetar os demais...Ninguém foi embora antes do final do dia.
Como ocorre apenas duas vezes por ano não prejudica o treinamento para o Brasileiro e Mundial.
Com relação a ser elitista, é tão elitista quanto as regatas normais. Eu acho que é até mais democrática na medida que vai separando os velejadores pelo nível. A regata para a disputa do 9o. lugar foi muito disputada por velejadores que normalmente não andam na frente, e todo mundo gosta de andar na frente mesmo que seja para disputar posições intermediárias.
Mas opinião é igual bunda, cada um tem a sua :-D

Anônimo disse...

Opinião de quem anda na frente.

Mas quem anda atrás que se manifeste.

Ainda bem, que sem bunda ia ser dureza ficar sentado. hehehehe

Parabéns a todos. Flotilha nota dez.

Fred

PS: Democracia relativa.... heheheheehe ouvia muito isso depois de 1964,heheheehe