19 de junho de 2010

E o que diz o nosso Maestro?

Como recebi muitos elogios sobre a série "Fala Campeão!!!" resolvi dar sequencia nas entrevistas.  E ninguem melhor do que o maestro da classe RG65 no Brasil.  Vamos ver o que o nosso cartola (no melhor sentido da palavra!!) tem a nos dizer. 

"Desde criança sempre fui aficionado ao aeromodelismo . O advento do rádio controle, facilitou muito em função de minha condição física, eu era do tempo que só tínhamos aeromodelos controlados a cabo o U CONTROL.
Por contingencias da vida, fui morar na beira da represa de Guarapiranga por volta dos anos 80 vizinho do Yate Clube Itaupu onde me tornei sócio e logo comecei a participar da diretoria e assim, iniciou-se o amor pela água e pelos barcos. Tive diversos barcos a motor e também velejava com amigos de Lightining e num ótimo e adequado barco , o Marreco da Carbrasmar.  Participei de algumas competições dessa classe Taça Morangaba e outras.
Nesse ambiente fiquei conhecendo o Jurgem Petzold, Campeão Paulista de Snipe, e também aficionado do modelismo. Com ele, fomos conhecer os veleiros RC no tanque do Parque Ibirapuera e logo me apaixonei. Comecei pelos veleiros da classe M com um “PAPA- M” depois os “Traper 2 e 4” posteriormente os “No secret”, e outro projetos do Graham Bantok como o “RUSH-RUSH” e etc. Tornei-me um aficionado e logo percebi que seria necessário uma melhor administração da Vela RC. Assim que tive oportunidade me candidatei a um cargo na diretoria da APN atual APVRC e assim comecei a auxiliar na administração e organização do nosso esporte.
Fui coordenador da classe 1M do Brasil por mais de dez anos consecutivos sempre eleito por unanimidade e, juntamente com um grupo, nessa mesma época criamos o 1 Metro ULY.
Quando pela primeira vez secretário Geral da UBV atual ABVRC, trouxe a classe RG-65 da Argentina para o Brasil e começamos a divulgação da mesma . Logo apareceram construtores interessados e começamos com os projetos de barcos brasileiros e então em 2001 fundamos a ABC/RG-65.

Atualmente Coordeno a ABC/RG-65 desde a sua fundação. Sou o secretário Executivo da ABVRC pela segunda vez, o representante Brasileiro na atual ISAF/RSD que devera mudar para IRCSA e também representante do Brasil na International RG-65 Class Association. Faço parte da comissão que trata das mudanças nas regras do Apêndice "E" das regras da ISAF e também Presidente da ULY, capitão da Flotilha Piracicabana de Veleiros RC/ CPA e conselheiro da APVRC.

Enfim, dá para perceber que todas essas atribuições de âmbito administrativo me ocupam muito e pouco tempo me resta para a participação em competições. Sempre imaginei que para competir é preciso estar totalmente tranqüilo bem treinado e sem nenhum estresse para dessa forma poder dar o melhor de si e curtir a todo vapor as competições e principalmente o agradável ambiente de confraternização nelas existente.

A classe 65 vem se desenvolvendo de forma excelente no mundo todo graças a suas facilidades e regras muito simples com bastante liberdade de criação. Atualmente contamos com 15 países associados na ICA e espero que continue sempre aumentando.

O Brasil com certeza é um fortíssimo candidato a sediar um Mundial da classe e batalharei para que isso aconteça, pois temos uma das maiores flotilhas do mundo registrada nessa classe.

Com Relação aos três campeonatos Brasileiros realizados, a lição que todos tiramos é a de que é preciso que o clube que se propõe a sediar um campeonato de grande porte como esse , tenha a obrigação de seguir religiosamente TODAS as normas estabelecidas pela ABVRC para esse fim. Não podemos esquecer que moramos em um país de tamanho continental e temos por obrigação divulgar e dar apoio a todos os praticantes da vela RC do “Oiapoque ao Chuí” e que, em função disso, poderemos as vezes perder em qualidade técnica mas ganharmos em divulgação , numero de participantes e no crescimento da classe.Este tem sido o meu maior interesse como coordenador, DIVULGAR os RG-65 por todo esse nosso Brasil.

Quanto ao ultimo campeonato, foi na minha opinião, o mais bem organizado estruturalmente, praticamente todas as normas impostas pela ABVRC foram atendidas . Apenas ficou a desejar nos dois primeiros dias a questão "São Pedro", que não quis colaborar, mas, no ultimo dia tivemos raia e ventos 100% adequados. Infelizmente esse fator não depende de nossa vontade e nem temos controle sobre ele, mas o resultado final foi altamente positivo e me sinto plenamente satisfeito com o evento.

A minha mensagem aos velejadores é muito simples: Competir sempre com esportividade, educação e lealdade lembrando sempre que a confraternização é sem dúvida a tônica de todas as nossas competições sem o que, o nosso esporte fica totalmente prejudicado.

Antonio Augusto de Souza Lima"

Fica o meu agradecimento ao Antonio Augusto.  Sem pessoas como ele dispostas a nos aturar seria impossível haver o crecimento da classe!!!

Em breve novas entrevistas.  Na próxima série falaremos com os construtores e projetistas.

Semana que vem tem mais uma etapa do Circuito BarraVela.  É garantia de boas fotos!!! 

Um comentário:

Anônimo disse...

Belluco

Não tinha feito ainda comentarios acerca do blog...aproveito agora para falar: TÁ SHOW!!! Excelente idéia as entrevistas, nova paginação, com os fabricantes, fotos, etc, tudo de primeiro mundo!!!!sei que dá trabalho, mas seria legal se contiuasse, usando o espaço para entrevistar os vencedores no futuro na FBV e ainda construtores...uma sugestão: ter um relato do Basilio, evolução do RC na FBV e homenagear o cara!!! é nosso cartola, ídolo e líder!!!
Forte abraço e até dia 26..
Felipe Rezende
BRA 78