9 de junho de 2010

Palavra de Campeão!

Pessoal,

Ontem tive uma ídéia de tentar ouvir a opinião dos cinco primeiros colocados no brasileiro e mandei por email algumas perguntas para eles. As perguntas eram basicamente como começaram na vela rc, quais barcos velejam, qual o equipamento usado no brasileiro e o que acharam do campeonato, se velejam de barcos grandes e o que esperam do mundial da Argentina.  Para minha surpresa em menos de duas hora três já haviam me respondido.  Vou publicar na ordem inversa de colocação nos próximos dias na coluna "Palavra de Campeão!"  Achei que ficou muito legal e espero que gostem. 

O entrevistado de hoje é o Vadalá.  Apesar de ter seu barco afundado no primeiro dia, Vadalá não perdeu a esportiva e com um barco emprestado conseguiu um ótimo quinto lugar, mostrando que tem talento de sobra.

Com a palavra Antônio Carlos Vadalá:

"Era aeromodelista desde os 11 anos de idade, praticando várias modalidades no U-control. Parei um dia e voltei em 86 a voar no Ibirapuera e tomei contato com os veleiros em 87, quando um amigo praticamente me obrigou a comprar um, de tanto que gostou dos barcos.

Comecei com a classe M pilotando pela 1ª vez no campeonato brasileiro de 87, quando o barco , um Trapper 4 não saia do lugar. Daí em diante, me apaixonei pela competição e sempre fui bastante ativo na vela RC - Fiz alguns projetos de classe M e até participei de um mundial em 92 nos EUA.

Veio o 1 Metro ULY, para tentar conter o crescente custo dos Classe M e o pessoal acabou adotando o meu projeto para este monotipo, que alimentou por anos a nossa atividade. Consegui o 1º brasileiro de 1 Metro e um outro que não lembro se foi o 3º ou 4º. Fui tb para o 1º Mundial de 1 Metro na França e fiquei em 30º dentre os 60 participantes, usando o nosso monotipo com velas um pouco melhores.

Entrei então na vela grande. Em 94 ou 95 comprei , em sociedade com o Carlos Machado, tb velejador RC, o Microtonner do Bill e participei de muitas regatas como timoneiro ou tripulante, muitas com o Gustavo à bordo.
Velejei tb muitas vezes sozinho com ele. Aí retiraram as catracas do barco para competir mais seriamente e perdi o entusiasmo. Hoje, nem sei por onde este barco anda , apesar de continuar dono...

Vimos o RG 65 num campeonato sul-americano na Argentina. Entusiasmou e fiz um projeto do Vad 65 (faz tempo!), que ainda é feito pela Seamaster .

No ano passado construi o Vad 65 II (o que perdi no campeonato) que me ajudou muito no do Rio. Tinha as velas A e B feitas pelo Bantock e a C pelo Luiz de Castro, todas com meu desenho - já estou me preparando para fazer barco novo (mesmo desenho) para o mundial em agosto e vou com velas

Seamaster e Bantock. No computador , já tenho mais 2 projetos para futuro próximo IOM não me entusiasma e ainda não penso em ter um.
Quanto ao campeonato de Camboriu, penso que só a correnteza e detritos na água lhe tiraram alguns pontos. A acolhida foi ótima, o lugar classifico como muito bom, com todas as facilidades próximas e a infraestrutura estava excelente, com 2 barcos de apoio, resultados imediatos, som muito bom, tudo isso raramente reunidos num só evento. A única pena foi aquele vento em excesso, a falta dele no dia seguinte e um muito bom no último dia.

Já participei de muitos campeonatos e quase sempre algo não corre 100% certo. Já houve competição de ficar parada uma tarde inteira para o julgamento de um protesto e o vento roncando firme lá fora.

Sei lá, acho o saldo bastante positivo, resultado do empenho de um grupo abnegado de aficcionados, preocupados em que fazer dar certo. Valeu mesmo pois não é nada fácil fazer uma competição assim!

Preciso treinar mais, visto que desde o sul-americano de outubro do ano passado não velejava. Por aqui (SP), o esporte está muito devagar....

É isso, um rápido resumo do meu mundinho na vela RC.

Espero que contribua para o seu blog.

Grande abraço

Vadalá"

Valeu MUITO Vadalá!!!!

Um comentário:

Fred disse...

Bacana Belluco o depoimento do Vadalá.

Parabéns a você pela ideia e estamos ansiosos para ler as próximas.

Parabéns maior ao Vadalá que mostra que o dedo vale muito ao concorrer com um barco emprestado e ter um magnífico desempenho.

Só falta agora a turma começar a dar uns pitacos lá no blog, porque para os novatos é fundamental saber que os veteranos são acessíveis e dispostos a colaborar com ensinamentos.

Um abraço

fred