27 de julho de 2010

Medição para o Mundial!

Pessoal,


Parece-me que muitos ainda não se atentaram para as mudanças nas regras da RG65 que já estarão valendo no Mundial da Argentina. A principal mudança no meu entendimento foi o fechamento de uma brecha na regra que permitia que as velas tivessem mais de 2250 cm2. Pela regra antiga os comandantes apresentavam um diagrama de medição das velas que tinham tolerâncias de até 0,5cm para a medida real da vela. As medidas válidas eram as do diagrama, desde que as diferenças para a vela real não fossem maiores do que as tolerâncias. Mas por essa regra se você aumentar 0,5cm multiplicado por 1m temos um aumento de 50cm2 na área real da vela. Com isso poderíamos ter velas de mais de 2300cm2. Vamos deixar claro que isso estava de certa forma permitido pela regra antiga, apesar de a regra básica dizia que a área vélica não poderia ultrapassar 2250cm2.

Mas pela regra nova se houver alguma divergência entre as medidas apresentadas no diagrama e nas medidas reais da vela passa a valer a medida real da vela. Nesse caso a área precisará ser recalculada.

Isso é muito importante principalmente para os que vão participar do Mundial. Eu tive acesso às principais velas utilizadas nos campeonatos e um bom número delas estava pela regra antiga. No Mundial, se eles forem rigorosos essas velas não serão aceitas!!

Fica o alerta.


Um abraço,

Belluco

Um comentário:

Sergio Cunha BRA 74 disse...

Grande Belluco,
Muito bem lembrado.
Levantei esse mesmo assunto na véspera do Brasileiro no forum da ABVRC, mas valia a regra antiga. Agora no Mundial valerá a regra nova e a área considerada será a da vela e não do diagrama.
Pra mim isso sempre foi óbvio pois velejamos com a vela e não com o diagrama. Agora ficou claro; área máxima de 2250 cm2 na vela, sem choro e igual pra todo mundo. Será que alguém ainda ficou com alguma dúvida ?????