2 de julho de 2010

Um pouco da história da RG65 por Maximo Lange

Quando comecei com essa idéia das entrevistas não imaginei a dimensão que isso ia tomar. Mas as respostas nos comentários, emails e do pessoal que tenho contato indicaram que eu estava no caminho certo. Então porque não procurar um dos maiores incentivadores da classe no mundo? Resolvi fazer da mesma forma que fiz com os demais entrevistados e mandei algumas perguntas para o argentino Máximo Lange. Para quem não conhece o Maximo é o coordenador da ICA-RG65 (International Class Association) e o criador de um dos mais famosos projetos de RG65, o Jif65. O Maximo foi muito gentil escrevendo um pouco da sua história e da história da classe. Abaixo as palavras do Maximo traduzidas por mim.


“ Desde muito pequeno, 9 anos, comecei a construir modelos de barcos que navegava com meus irmãos na piscina de casa. Claro que não tinham rádio. Passaram os anos e em 1994 conheci o CAYM (Club Argentino de Yatemodelismo). Imediatamente desenhei e construí o meu primeiro RG65 e desde então não parei de desenhar e construir meus próprios barcos. (32 RG65 e 2 IOM)
Naveguei com ULY, RG65 e IOM, atualmente no IOM e RG65.
Nós navegamos em qualquer lugar que encontramos, hoje em dia em Buenos Aires é difícil encontrar bons lugares.
Eu comecei a me envolver com a coordenação da classe nem bem havia começado a navegar com o RG65. Nesse ano me nomearam Secretário da Classe RG65 para a CAYM. Quatro anos mais tarde (1999) fiz parte na modificação das regras e da criação da Associação Argentina de RG65. Logo veio a incorporação da classe a ULY (Union Latinoamericana de Yates R/C). Em 2002 desenhei o JIF65, um barco muito simples de construir que foi publicado na Internet. Tanto o JIF quanto o Palo de Água (Fredo Volmer) fizeram com que a classe explodisse internacionalmente. Dado a este crescimento no início de 2006 me veio a idéia de fazer da RG65 uma classe internacional. Foi assim que em conjunto com Francisco Sanpedro da Espanha foram consultados os países que tinham RG65 e se criou a AIC-RG65.
O crescimento da classe é extraordinário!!! Tudo devido, não só as características do RG, mas acima de tudo pela grande colaboração que existe entre os representantes dos países para ajudar aos mais novos. Obviamente isso não seria possível sem a internet. Basta somente escrever “RG65” em um buscador para encontrar o que é necessário para o seu RG65.
Tenho muitas expectativas para o 1º. Campeonato Mundial, estão trabalhando muito para que se tenham as melhores condições. Esperamos ter 50 barcos inscritos, que para um primeiro campeonato é muito bom. (considerando os problemas econômicos de muitos países)
Claro que o Brasil terá seu Campeonato Mundial. A idéia é fazer os campeonatos mundiais de forma alternada entre os continentes..
Em 1998, correndo um campeonato nacional, (somente 15 barcos) falando com Raul Lando, ele me disse: “Você imagina, Maximo, um campeonato sul-americano da classe?, seria Bárbaro!!”, no que o respondi: “Raul, algum dia teremos um campeonato mundial aqui na Argentina”, ele riu...
A classe vai continuar crescendo, mais que tudo como já disse, pela grande colaboração e companheirismo que existe entre os comandantes de todo mundo. Nada se esconde, tudo se publica, e isso ajuda muito ao crescimento. Basta ver os fóruns de discussão dos diversos países para comprovar isso.
O desenvolvimento que o Brasil teve na classe é espetacular. Sigam porr esse caminho. Aqui eu gostaria de agradecer e parabenizar ao Antônio Souza Lima. Sua tarefa na classe tem sido excelente. Eu tenho recebido dele toda a colaboração para que este sonho da RG65 seja uma realidade.

Muito obrigado novamente por me convidar para escrever essas linhas no seu blog.

Um abraço,

Maximo”

Eu que devo agradecer ao Maximo por prestigiar o Blog com esta rica colaboração e por ter ajudado a criar a diversão de todos nós.

Muchas gracias Maximo!!!
(Pero mañana soy el mas grande hincha de Alemania!!!)

Um comentário:

Ricardo Fidalgo disse...

Belluco, grande trabalho na divulgação destas matérias, mas estamos no aguardo das nossas feras!!!
Abç, e bons ventos,
Ricardo Fidalgo