30 de outubro de 2010

O mistério está desvendado

 

O novo LittleBest do Paulo Stier finalmente foi para água.  Pelo relato do Paulo o barco foi muito bem nos primeiros testes, vamos ver quando for para a água de verdade, mas que promete, promete!  O Paulo já está aceitando encomendas e o meu já está na fila!!

004

O casco de cima é o novo.

005 

O barco da direita é o novo. Reparem no detalhe do tamanho da proa.

019  

Mais um detalhe da diferença na proa.

021 

Na popa também houve mudanças.  O casco da esquerda é o novo.

069 

Já na água.  Reparem a popa mais alta e com corte reto.

013    

Primeiro teste na piscina.

083 

A maior vantagem é diminuir a tendência a “enfiar a cara” na água.

27 de outubro de 2010

Primeira vitória do Denis na Flotilha BarraVela

O campeonato da Flotilha BarraVela está chegando perto da decisão e os candidatos ao título da temporada chegaram cedo no último domingo para a Regata da Primavera. Os ventos fracos e inconstantes tornaram a montagem da raia um verdadeiro desafio para a organização. O vento estava de sul para sudoeste quando o comandante Basílio montou a primeira raia do dia. Essas já não são boas condições para a raia da BarraVela, mas os 14 velejadores estavam ansiosos para colocar os barcos na água. Logo na primeira largada do dia o vento caprichosamente rondou para leste bem fraco. Isso tornou a raia quase uma disputa em um circuito oval de través. Com o vento fraco e nessas condições de raia é impossível bater os barcos argentinos do Michael, Denis e Arturo. Os dois primeiros logo abriram vantagem nas quatro primeiras regatas do dia. Após a primeira pausa o incansável comandante Basílio voltou para o bote para refazer a raia, montando desta vez para o vento leste. Mas novamente o Deus Eolo não parecia estar do nosso lado. Novamente na largada os ventos, que chegaram a aumentar e levar alguns velejadores a cogitar usar as velas B, voltaram a rondar e diminuir de intensidade. E novamente tivemos regatas de través, agora com vento sul. Como falei antes nessas condições é impossível bater os leves barcos argentinos de mastros convencionais, que se já não bastasse eram conduzidos sem erros pelo Michael e Denis. Após mais três regatas, foi a vez do Belluco e do Carlos Rezende tentarem ajustar a raia. Com um pouco de sorte montaram a nova raia para vento sul mas o vento diminuiu ainda mais. Mas pelo menos não rondou proporcionando o primeiro contravento do dia. Nada que mudasse a briga pelo primeiro lugar, mas pelo menos aproximou um pouco mais or barcos e as estratégias foram um pouco mais exigidas. Belluco em um dia de altos e baixos conseguiu evitar a hegemonia absoluta de Michael e Denis vencendo a última regata.

No final o resultado embolou de vez o campeonato. Denis ganhou o dia com uma performance muito consistente, descartou um terceiro e um segundo. O Denis não veio para brincadeira e poderá ter papel fundamental na decisão do título de 2010 além de ser um forte candidato para o título de 2011. Michael em segundo colou nas primeiras colocações do ranking. Em terceiro Belluco ampliou a vantagem na liderança do ranking, mas como não comparecerá na regata de Novembro vai ter que brigar muito em Dezembro para garantir o título. Em quarto chegou Felipe Rezende que luta pelo tri campeonato. O campeonato será decidido entre os três (Belluco, Felipe e Michael) na regata de Dezembro, já que os que mais se aproximavam como Carlos Rezende e Ricardo Suzini não tiveram um bom desempenho e praticamente saíram da disputa. Sérgio Cunha voltou a andar bem e ficou com a quinta colocação. O Sérgio é outro que pode fazer a diferença no final tirando preciosos pontos de um ou mais dos três que disputam o título. Em sexto chegou Carlos Rezende e em sétimo Eduardo Rezende. Em oitavo chegou Arturo melhorando a cada etapa. Em nono chegou Rene mais uma vez com problemas com a raia, com o vento, com as cambadas, com as preferências...Em décimo chegou Eduardo Xará seguido por Ricardo Fidalgo, Fernando, Suzini e Basílio fechando a raia. O comandante Basílio promete melhorar para o ano que vem, afinal não está acostumado a fechar raias nas regatas de Laser da Flotilha.

Mais uma vez vou tentar usar este canal para conscientizar os velejadores. Dessa vez em uma das largadas com a rondada do vento fez com que a maioria dos velejadores optasse por largar com retranca a direita e sem preferência. Dois ou três percebendo a rondada se posicionaram pela parte de baixo da linha de largada e tentaram cortar a linha com preferência logo após o tiro de largada. Não precisa nem contar o furdúncio que foi. Os dois tinham razão, mas se embolaram com tanta gente que não sabiam nem quem protestar. Os maiores prejudicados foram os três ou quatro que conseguiram, mesmo sem preferência, evitar a confusão. A largada acabou sendo anulado, o que foi errado em minha opinião, mas devo concordar que a regata seria um inferno com todos os envolvidos discutindo.


Fica mais uma vez o conselho que o melhor que discutir que tem ou não preferência é a precaução e evitar as confusões. Vamos ser honestos, em uma raia difícil com estava, com pouco vento para manobrar, seria impossível atravessar a linha mesmo com preferência sem se meter em confusão. Se algum velejador decide optar por essa estratégia (e volto a insistir, tem o direito, estava com retranca a esquerda e tinha preferência) está assumindo os riscos. Se outro velejador comete um erro e não camba o protesto tem que ser feito claramente e aguardar pela devida punição, mas eu pessoalmente acho difícil cruzar uma flotilha com 14 barcos sem que ninguém cometa um erro, dificilmente uma estratégia dessas vai ter sucesso.



Belluco preparando o Feiurinha

Fernando levando o Menina para a água

Arturo com o seu Pomperito

Largada com pouco vento e muitos barcos

Ricardo Fidalgo em uma boa largada junto com o Denis

Largada com todos com velas a direita

Os comandantes

Belluco e Ricardo Fidalgo concentrados

Carlos Rezende e Belluco tentando montar a raia 

Peguinhas sem rumo

Belluco montando a bóia de través

Basílio na mesma bóia

Pega entre Sérgio Cunha, Arturo e Felipe Rezende por trás

Denis já voltando enquanto todos iam para bóia

Feiurinha e Bruna II se encontrando na raia

Fantasma do Renê longe das confusões


Michael tentando cortar a linha de largada...tudo para dar M...


Pegas entre Rene, Arturo e Fernando

Ricardo Fidalgo brigando com Denis (por pouco tempo!)



Novamente alguns barcos com preferência tentando cortar a flotilha

Boa largada do Rene e do Ricardo

Raia cheia!!

Michael puxando a fila

Dois Escambasets (Rene e Sérgio) brigando na bóia

Essa turma é boa!!!

14 de outubro de 2010

Novo Projeto na área.

Quem disse que o que é bom não pode melhorar?  Os LittleBest foram os barcos mais competitivos e ganhadores de regatas por muitos anos.  Mas ultimamente surgiram novos modelos que se não ultrapassaram os ótimos “Bestinhos” pelo menos passaram a disputar as regatas bem mais próximos.  Mas o Paulo não descansou e resolver fazer uma nova evolução em seus barcos.  Eu tenho acompanhado o desenvolvimento deste novo modelo desde quando o Paulo começou o projeto.  O LittleBest é um barco bom em todas as condições de vento, mas sempre teve uma tendência a enfiar a proa na água em ventos mais fortes.  Para resolver isso e melhorar ainda mais o desempenho do barco o Paulo fez alterações na proa para diminuir essa tendência.  Eu vi o primeiro barco que saiu do molde e gostei muito.  Para falar a verdade o meu já está encomendado!!  Se esse ano eu estou brigando pelo campeonato, eu quero passear ano que vem....

Para mais informações clique no banner ao lado e fale com o Paulo Stier.

12 de outubro de 2010

Regata da Escola Naval - Festa da Vela brasileira também tem RG65

No último domingo foi realizada a mais tradicional regata da América Latina, a Regata da Escola Naval do Brasil. A regata reune velejadores de todas as classes na Baia de Guanabara, Rio de Janeiro. E os nossos pequenos barcos não poderia ficar de fora dessa festa. Como nos últimos anos a Flotilha BarraVela se fez presente em massa para a regata realizada entre a Ilha de Vilegagnon e a pista do aeroporto Santos Dumont, com vista para os principais pontos turísticos do Rio, o Cristo Redentor e o Pão de Açucar.

As regatas foram realizadas em uma raia barla sota no canal com muita corrente, alguma sujeira, mas o mais importante vento sudoeste com algumas rondadas que fizeram a alegria dos 15 comandantes.

As regatas foram muito disputas com vários barcos ganhando pelo menos uma regata e a decisão por apenas um ponto.

No início do dia com o vento mais fraco Belluco com o LittleBest Feiurinha e Denis com um modelo Argentino demonstraram alguma vantagem. Mas mesmo não conseguindo andar na frente Felipe Rezende soube administrar a ansiedade e manter-se entre os primeiros sem cometer erros. Com o aumento do vento Belluco cometeu alguns erros e acabou tendo falta de sorte com o lixo na raia. Nesse momento Felipe Rezende mostrou uma recuperação sensacional ganhou três regatas provando o quanto o Mutante II anda bem em ventos mais fortes. Com essa recuperação Felipe garantiu o título do dia com um ponto de vantagem sobre o Denis que ficou com o segundo lugar. Em terceiro também mostrando que anda bem em ventos fortes chegou Rene Mattos com um Escambaset. Em quarto ficou Belluco empatado no número de pontos com o Rene mas perdendo no critério de desempate. Em quinto também com o mesmo número de pontos chegou Carlos Rezende. Foram quatro projetos diferentes nos quatro primeiros lugares mostrando o quanto é competitiva a RG65. Em sexto Eduardo Rezende com mais um Mutante. Em sétimo chegou Ricardo Suzini. Aqui vale um destaque. O Suzini se recusou a pagar dois protestos e acabou sendo desclassificado da sétima regata do dia. Se tivesse pago os protestos teria perdido duas posições na regata e ficaria em terceiro no geral, ou seja, por teimosia jogou a medalha fora. Esse foi o ponto negativo dessa regata, foi uma regata muito "falada", talvez por uma raia muito estreita onde os barcos andavam muito juntos, mas fica provado que o prejuízo é muito menor se as penalidades forem pagas na água...

No mais foi uma bela festa e Felipe Rezende provou que não esqueceu como se ganha uma regata depois dos últimos resultados negativos nas regatas da Flotilha BarraVela.

Fotos por Fernando Gonçalves, Ricardo Fidalgo e Eduardo Rezende.

Barco do Michael Causer


Eduardo  Rezende perseguindo Belluco

Voodoo ainda atrás de Feiurinha

Briga na bóia de contra vento

Orgulho de fazer parte da BarraVela!

Denis sendo seguido por Rene e Felipe...fizeram o pódio.

Belluco tentando passar por Michael

Eduardo, Denis e Renê da esquerda para direita

Suzini a frente de Belluco

Suzini e Belluco com Eduardo Rezende.

Michael no popa e Felipe no contra vento.

Pedro com o Minuano e Felipe com o Vic.

O Teic Rizi do Eduardo "Xará"

Briga na largada.

Rumo a primeira bóia.

Eduardo "Xará" e Felipe Rezende

Kamikaze do Carlos Rezende.

Kamikaze

Bruna do Ricardo Fidalgo

Michael

Teik Rizi do Eduardo "Xará"

Arturo

"Comandante" Basílio

Eduardo e Felipe Rezende

Rãneibeibi do Sérgio Cunha e Vic do Felipe.

Seagull V e Voodoo

Barco do Alzir, campeão de 2007

Minuano do Pedro

Mais uma briga na largada.

Risada do Basílio

Sérgio Cunha, Suzini e Felipe Rezende.

Denis e Eduardo Rezende.


Feiurinha no limite da vela A

Risada na rajada.

Eduardo "Xará"

O vento apertou para o Teic Rizi

Rãneibeibi e Feiurinha em pleno acasalamento...em três meses nasce um Escambabest ou um LittleEscabaset

Fantasma e Vic brigando no popa.  Com vento forte andaram muito.

Kamikaze

Detalhe do Bruna.  Vale o esclarecimento que a Bruna apararece na vela.

Bela imagem do Seagull V

E outra do Kamikaze

Renê...quando não tem problemas com as pilhas, com o percurso, com as bóias, com os servos, com o rádio anda muito!!

O grande campeão do dia.

Acidente de percurso entre Sérgio e Pedro.

Eduardo e Denis lado a lado.


Na rajada o Feiurinha já estava no limite.


Agora o Pedro que fez besteira.  Muito tempo sem andar...

Detalhe da proa do Mutante II fazendo a diferença na rajada.

Fantasma também perto do limite da vela A.

Vale a comparação...Vic com a proa mais alta devido ao formato do Mutante II.

Mais uma largada muito disputada.

Detalhe da rampa de acesso ao canal.

Espuma causada pelas ondas que batiam na entrada do canal

Briga boa pela ponta.

Mais uma largada.

Barcos sempre andando muito próximos.

As brigas foram muitas.

Mais de uma perna e ninguém consegue desgarrar

Montagem da segunda bóia com todos ainda na disputa.

Impossível saber quem ganharia até a última regata. 

Belo dia com o Corcovado ao fundo

Felipe Rezende em primeiro, Denis em segundo e Renê em terceiro.

Os campeões!

Felipe, o grande campeão do dia!  Parabéns!!!