7 de junho de 2012

Primeiro dia

Hoje foram realizadas as primeiras regatas do V Campeonato Brasileiro de RG65.
O dia amanheceu nublado e com alguns períodos de chuva no Rio de Janeiro.  Quando cheguei na raia já haviam mais de 20 barcos treinando e fazendo o reconhecimento.  É uma imagem muito legal ver todos aqueles barcos na lagoa.
Ao meio dia o Gustavo convocou os 26 comandantes para a reunião e abertura do campeonato.  A reunião foi rápida e objetiva para que os barcos fossem para a água.
As 13:30h em ponto foi dada a primeira largada da bateria classificatória A com uma surpreendente vitória de Carlos Rezende.  Nesse momento o vento sudoeste soprava com bastante intensidade e praticamente todos optaram por velas C.  Quem tentou ir com a B teve dificuldades.  As quatro regatas classificatórias correram sem muitos incidentes e poucos protestos na água.  O mais grave foi o que envolveu o Vadalá que entrou com um protesto pedindo reparação por ter ficado engatado em outro barco.
Após as classificatórias o vento praticamente parou e todos da flotílha C optaram por voltar para a vela A.  No final da regata C o sudoeste voltou a roncar obrigando nova troca de velas para C para os competidores da flotilha B.  Assim que a regata da flotilha B acabou o sudoeste resolveu mostrar potência e entrou em 30s levantando tudo em seu caminho.  Junto com o vento muita chuva o que tornou impossível correr a flotilha A.  Entre mortos e feridos, alguns gazebos voaram e o bote de resgate naufragou, mas foi recuperado pelos Filipe e Ricardo Fidalgo.  Amanhã vamos ver como as coisas ficaram na praia e se o palanque palafita resistiu.
O campeonato promete ser o mais equilibrado de todos os tempos.  Nesse momento Pedro Stier lidera com Carlos Rezende em segundo, mas as diferenças são pequenas e ninguém conseguiu se destacar.
Amanhã tem mais.


Nenhum comentário: