16 de fevereiro de 2009

Mach 4 Race BarraVela - Emoção a flor da pele











Mach 4 Race BarraVela – Emoção a flor da pele!

Os comandantes da Flotilha BarraVela acordaram de madrugada nesse sábado para a largada da Volvo Ocean Race online. A chuva que caia no Rio de Janeiro indicava que velejar somente seria possível no computador. As 10:00h da manhã a chuva era constante e sem nenhum vento ainda, mas os comandantes ligaram o piloto automático da VOR e resolveram arriscar uma ida ao Clube dos Bombeiros, local do próximo Campeonato Brasileiro de RG65. Depois de muita conversa jogada fora, a chuva deu uma chance e uma brisa inconstante começou a soprar. “Barcos n’água!!!” ordenou Basílio, e onze RG65 começaram a se preparar para o Torneio de Verão. Uma emoção extra estava preparada, a regata foi disputada no sistema Mach 4 Race, ou seja, os barcos foram divididos em 3 grupos de acordo com o ranking de 2008. Cada grupo disputa 3 regatas e os dois melhores avançam para a fase seguinte, e assim até a grande final.
Com os barcos na água as brigas nessa forma de regata são muito técnicas. No primeiro grupo Felipe com o Mutante VIC dominou as três regatas. Belluco com o Mutante Puma soube administrar o resultado e evitou qualquer risco garantindo a segunda colocação do grupo e a vaga nas semifinais. No segundo grupo Eduardo Rezende com o Apsara Robocop e o Ricardo Suzini com o LittleBest Maximus não deram chance para Benny e Raul garantindo a classificação. No terceiro grupo com apenas três barcos na água a surpresa foi o novo Mutante Pteleco do Gilberto que garantiu a segunda vaga ficando atrás apenas do Escambaset Rãneibeibe do Sérgio Cunha.
Na repescagem os Escambasets Calafrio do Renê e Calango do Benny mostraram-se muito rápidos e com velejadas constantes dominaram. Os dois garantiram as duas últimas vagas nas semifinais.
Na primeira semifinal o Suzini mostrou que chegou para andar entre os primeiros e garantiu a primeira vaga com sobras. A briga pela segunda vaga entre Felipe Rezende e Sérgio Cunha foi acirrada e só decidida na chegada da terceira regata com o Felipe levando a melhor. A segunda semi também foi recheada de emoções. Belluco ganhou a primeira regata e parecia tranqüilo para garantir uma das vagas na final, mas com problemas na segunda regata permitiu que Benny embolasse a disputa pela vaga. Eduardo Rezende sempre constante foi para a terceira regata com a vaga praticamente garantida deixando a briga pela segunda vaga para quem chegasse na frente entre Benny ou Belluco. Na largada Benny se deu melhor e abriu boa vantagem, mas o vento resolveu colocar mais emoção na disputa e simplesmente parou após os barcos montarem a terceira bóia. A correnteza deu uma forcinha para o Belluco que foi levado para o lado da raia onde o vento entrou primeiro. Eduardo venceu a regata e Belluco chegou na frente de Benny de forma dramática com o vento aparecendo em pequenas rajadas de fraca intensidade.
Chegada a hora da grande final Felipe Rezende não pode participar devido a compromissos particulares e deixou a disputa entre Eduardo Rezende, Ricardo Suzini e Belluco. Os ventos se intensificaram, mas as rondadas ainda eram um desafio extra para os três finalistas. Na primeira regata da final Suzini e Eduardo brigavam enquanto Belluco assumiu a liderança. Com montadas de bóia feitas com mais segurança Eduardo Rezende deixou Suzini para trás e garantiu a segunda posição logo após o Puma do Belluco.
A segunda regata da final foi a mais disputada. Os três barcos andaram juntos o tempo todo. No último contra vento Belluco e Suzini se distanciaram um pouco de Eduardo montando a penúltima bóia praticamente ao mesmo tempo. No popa o LittleBest Maximus estava mais rápido e mesmo com Belluco manobrando para tentar evitar a ultrapassagem Suzini assumiu a liderança pouco antes da última bóia do percurso. Nesse momento o campeonato foi praticamente decidido. Com uma manobra perfeita Belluco deu um “X” em Suzini na montagem da bóia passando a ter a preferência para o gate de chegada. O Puma então empurrou o Maximus para fora da bóia de chegada apesar do desespero de Suzini que via a vitória escapar. Em uma manobra desesperada Suzini cambou o Maximus em cima do Puma e acabou sendo punido com um 360. Com isso Belluco faturou a segunda regata e Eduardo Rezende ainda teve tempo de passar por Suzini.
Na última regata Belluco jogou com os pontos e marcou Eduardo Rezende. Suzini ganhou a regata com Eduardo em segundo e o Belluco em terceiro. O resultado foi o suficiente para garantir a vitória ao Belluco. Em segundo ficou Eduardo Rezende e em terceiro Ricardo Suzini.
O campeonato está cada vez mais equilibrado com os barcos e comandantes cada vez melhores, e já treinando para o campeonato Brasileiro. A próxima regata em março promete muito mais emoções com o Suzini chegando para brigar pelos primeiros lugares, Sérgio Cunha com barco novo disse que os finalistas deram sorte dessa vez, Gilberto já mostrou que o novo Pteleco tem futuro, Basílio, Raul e Ricardo Fidalgo pegando a mão dos novos RG’s. Além deles ainda faltam estrear o novo LittleBest do Márcio e o Mutante do Pedro.

Nenhum comentário: