21 de setembro de 2009

Torneio Rally da Lagoa - Felipe Rezende coloca a mão na taça!



















Sábado de mormaço no Rio de Janeiro e a lagoa de Marapendi mais limpa do que nunca foi o sinal para 15 velejadores colocarem os RG65 na água. Nesta etapa tivemos a participação especial do Arturo, velejador de longa data da categoria que aos poucos vem aparecendo nas regatas da Flotilha BarraVela.
No início do dia o vento terral teimava em dificultar a montagem da raia. Com a indefinição do vento as atividades ficaram nos ajustes na praia do Indiana cada vez melhor. Aos poucos um vento sudeste fraco foi se firmando e os barcos foram para água.
Nessa etapa para facilitar a organização foi decidido usar o sistema HMS com dois grupos e quatro promoções da flotilha B para A. Os grupos iniciais foram sorteados e desta forma tivemos sempre 10 barcos disputando a regata A. Acredito que a solução seja boa com o aumento do número de barcos e aos poucos o pessoal vai se acostumando com as regras que são usadas nos campeonatos oficiais.
Após as quatro primeiras regatas o vento apertou repentinamente e todos os competidores tiveram que trocar de velas A para C. Com rajadas acima de 10 nós e marolas as condições se modificaram inteiramente. A única coisa que não mudou foi o desempenho do Littlebest VIC conduzido com maestria pelo Felipe Rezende. Felipe não deu chance para ninguém e com vento fraco ou forte, com ou sem marolas, e dominou completamente o dia. A muitas regatas não assistíamos um domínio tão grande de um mesmo barco. Com 7 vitórias em 9 regatas e o descarte de um segundo lugar Felipe Rezende faturou o Rally da Lagoa. A disputa nas demais posições foi mais acirrada. A grande surpresa foi a boa evolução do Rogue conduzido pelo Carlos Eduardo. O modelo projetado pelo consagrado inglês Graham Bantock e construído pelo Eduardo Rezende disputou o segundo lugar com Sérgio Cunha, vencedor do último torneio, até a última regata e levou a melhor no desempate. Carlos Eduardo ficou com a segunda posição e Sérgio Cunha teve que se contentar com o terceiro desta vez.
Em quarto ficou Ricardo Suzini com o Littlebest Maximus que parece ter perdido um pouco a regulagem do barco e tem encontrado dificuldades. Logo atrás chegou Márcio Petrúcio com outro Littlebest que tem andado muito rápido com vela C, mas ainda não encontrou o melhor ajuste para a vela A.
O campeonato parece já apontar para um bi campeão, mas a disputa pelo segundo lugar está cada vez mais embolada.

3 comentários:

yam disse...

Uma dúvida...Essas abinhas que o Puma e o Voodoo tem na proa, estão ajudando de que forma na performance dos barcos? Ou ainda estão em faze de testes?

Falou Abraço

Belluco disse...

Na verdade a do Puma eu tirei. Achei que embora tivesse um ganho no popa, no través o vento acabava empurrando a proa e forçando o barco a arribar. O Rogue tem algo mais sutil que produz o mesmo efeito. Na foto que tem um detalhe da foto do Rogue repare que a água força a proa para cima.

yam disse...

É desculpe, achei que fosse o Puma.
Entendo...como um foil!

Esse barco aqui:

http://4.bp.blogspot.com/_hD8FFMGlAMo/SpPoSYkJG8I/AAAAAAAAB3M/mxlb-rLDPu0/s1600/BimareRail.jpg

Um catamaran F18(Bimare X4), tem problemas de flutuabilidade e está usando algo parecido para ajudar com o genaker(popa).

Interessante a utilização dessas abas! =D