9 de novembro de 2009

E o Green Dragon?





O Green Dragon teve uma estréia muito boa pelo barco e péssima para o comandante!! Estive em um dia daqueles. Para começar o controle novinho se soltou da correia me acertando o dedão do pé e soltando o botão que ajusta o curso do servo do leme. Isso antes de correr a primeira regata. Felizmente, depois com calma em casa, consegui fazer o reparo sem nenhuma seqüela. Mesmo assim na primeira regata do dia o Green Dragon conseguiu com uma excelente segunda colocação somente atrás do LittleBest Máximus do Ricardo Suzini, mesmo assim a distância não foi muita. Na quarta regata com uma melhor estratégia o Green Dragon chegou a liderar na primeira volta, mas foi ultrapassado pelo LittleBest Vic do Felipe Rezende no último contra vento. Na parada depois da quarta regata fiz alguns ajustes nas velas que não funcionaram e o barco perdeu muita velocidade. Associado a isso o vento começou a apertar e o curso do leme passou a não ser suficiente para as manobras. Mesmo assim o barco andou bem mesmo tendo que fazer manobras com toda a ajuda do trimmer do rádio e em alguns momentos tendo que inverter o leme para concluir.
Como o vento apertou ainda mais na correria para trocar a vela antes de uma nova largada acertei a ponta do leme em uma cadeira e quebrei a haste de link entre o servo e o leme. Consegui fazer os reparos com uma “gambiarra” mas com vento muito forte e agora com o leme totalmente desregulado foi muito difícil manobrar o barco. Mesmo assim consegui ainda dois terceiros lugares.
Então para o barco darei uma nota 8, para o comandante 2. Média 5, mas com muito potencial para melhorar.
Que venha a próxima regata.

3 comentários:

Fred disse...

Gostei muito Belluco, agora é só (só e a mera expressão de um trabalho árduo) colocar tinindo. Mas gostei dele inclinado. Gostaria de vê-lo com vento forte. O trim estando bem (inclinação longitudinal) e me parece que está, fica a tarefa de escolher a posição longitudinal certa do mastro que inclusive varia com a velocidade do vento para poder acertar a dirigibilidade. Aí é meio tentativa erro. Me parece que foi isso que você falou, que quando o vento apertou o leme não deu conta, isto é, a posição do centro de esforço na vela não estava posicionado corretamente em relação ao centro de esforço lateral do casco.
O Xique-Xique está mais ou menos com o velame 3, precisa de um pequeno acerto, mas com o velame 1 ele entra na orça muito forte e o leme não dá conta. Neste meu caso, tenho que colocar o mastro mais para a frente.
E por aí vai.
Mas o jean e você estão de parabéns. Qualquer hora vamos fazer uma troca de casco. Eu mando um Xique-Xique e vocês me mandam um Green Dragon.
Beleza?

Fred disse...

Belluco, abri uma página dos leitores lá no blog. Está a sua disposição para divulgar seus trabalhos, o green dragon etc.
Mande um e-mail:

fredschmidtnatal@hotmail.com

Um abraço Fred

Fred disse...

Rapaz já tô com medo até de ser expulso aqui do blog. Vai fazer comentário assim longe.
Mas é que lá no fim da página de Projeto coloquei um texto sobre Balanço, que é sobre o problema que você abordou aqui.
Não sei se é explicativo ou complicativo, dê uma olhada lá e me fale.

Abraço

fred