30 de julho de 2010

E o que falam os fabricantes...


No melhor estilo do programa do Fantástico eu fui atrás dos fabricantes para ouvir as explicações e possíveis ações de correção.


Em primeiro lugar gostaria de agradecer a centena de emails... tá bom dois ou três... que recebi parabenizando pelo serviço prestado a classe. Afinal como dizem no Rock Bola (programa esportivo de uma rádio carioca) o objetivo desse blog sempre foi informação em segundo lugar!!

Vamos às respostas que recebi por email e por skype:

Pedro Stier:
O Pedro me mandou o diagrama das velas dele com todas as medidas precisas. Pelo diagrama a vela está "cravada" em 2250cm2. Ele comentou que corta rigorosamente as mesmas dimensões que o diagrama, com isso as velas produzidas por ele estavam dentro da regra. Eu não tenho nenhuma vela do Pedro para comprovar, mas também não tenho nenhum motivo para duvidar, muito pelo contrário. O Pedro sempre me atendeu muito bem.

Paulo Stier:
Da mesma forma que o Pedro, o Paulo garantiu que as velas atendem ao regulamento sem passar do tamanho. Eu tive uma vela antiga do Paulo que quando eu medi descobri que estava acima. Conversei com o Paulo que me mandou uma nova sem cobrar nem o Sedex. Erros podem acontecer, mas fui prontamente atendido pelo Paulo.

Sérgio Cunha:
O Sérgio já era um dos defensores de que a área máxima não poderia passar dos 2250cm2. Com isso o Sérgio tem fabricado as velas Escambau com um pequeno limite de segurança, sem que isso gere impacto na performance.

Eduardo Rezende:
Da mesma forma que o Sérgio também tem optado por uma pequena margem de segurança em seus projetos.

Neni (Seamaster):
A vela do Neni foi a que me chamou a atenção para o problema (embora como já disse antes já encontrei velas de alguns dos fornecedores acima também com velas maiores que o regulamento, mas não havia dado atenção por conta da interpretação equivocada do regulamento antigo que permitia tolerâncias nas medidas)

Conversei bastante com o Neni sobre o problema e ele já está revendo seus projetos para garantir que nenhuma vela fique maior que o regulamento.

Todos os fabricantes acima se colocaram a disposição para conversar e se for o caso buscar uma solução caso as velas estejam acima do permitido. Gostaria de agradecer a todos os fabricantes que estão trabalhando para o desenvolvimento da classe.

Para os velejadores vale a pena medir as velas e conversar com os fornecedores caso encontrem algum problema antes de meter a tesoura.

Com isso concluo a minha investigação sobre o Bellucogate!!! O resto é "Barcos N'água" e vamos nos divertir.

2 comentários:

Sergio Cunha BRA 74 disse...

Grande Belluco

Regra clara e igual para todos.
Sinal de evolução da classe.

abraço,

Sergio Cunha

Ricardo Fidalgo disse...

Agora o que vale é o talento (não tá lento) de cada um,

Bons ventos,

Ricardo Fidalgo