29 de agosto de 2010

Copa Basílio - Emoção no Match 4 Race

Pela segunda vez no ano os velejadores da Flotilha BarraVela se encontraram no Clube dos Oficiais Bombeiros para disputar uma das etapas do circuito no formato Match Race.  Esse formato é recheado de emoções e dessa vez não foi diferente.  Só para dar uma idéia de como foi a disputa nenhum dos quatro primeiros colocados do ranking foi para a final.  Eduardo Rezende e Belluco ficaram logo nas eliminatórias.  Felipe Rezende e Michael cairam nas semifinais e não conseguiram ir para final nem na repescagem.  Com isso foram para as finais o Mutante Kamikaze do Carlos Rezende, o LittleBest Maximus do Ricardo Suzini e os três Escambasets, Fantasma do Renê, Rãneibeibi do Basílio e Carioca Zen do Sérgio Cunha.  Por sinal os Escambasets mostraram uma enorme evolução e foram os destaques do dia, no meu ver, o barco do Renê é o mais rápido da flotílha atualmente.
A grande final foi realizada em três baterias com muita disputa entre os velejadores.  A primeira foi ganha pelo Sérgio Cunha, a segunda pelo Carlos Rezende e a terceira pelo Renê.  No somatório Carlos Rezende levou a etapa e encostou de vez na briga pelo título.  Renê ficou em segundo, Sérgio em terceiro, Basílio em quarto e Suzini em quinto.
Na última regata aconteceu um incidente que merece ser comentado para a reflexão dos velejadores.  Na chegada Sérgio Cunha e Carlos Rezende vinha disputando a terceira colocação faltando poucos metros para a chegada.  Sérgio cambou na frente do Carlos, a meu ver, em uma manobra regular e ganhou a preferência com a retranca a esquerda.  Carlos deveria ter cambado também ou arribado para passar pela popa do Sérgio, porém não fez nem uma coisa nem outra e acabou colidindo e enrroscando um barco no outro.  Os dois rodaram e quando soltaram Carlos ficou em vantagem e acabou chegando em terceiro.  No final isso não iria interfirir no resultado, mas acho que esse tipo de incidente deveria ser evitado.  Depois de uma breve discussão Sérgio Cunha demonstrando uma ótima postura desportiva desistiu de seguir com o protesto que poderia levar até a uma desclassificação do Carlos.  Ou seja, mais vale a pena uma manobra defensiva do que arriscar e perder a regata.  Que isso sirva de lição para todos nas próximas regatas.

2 comentários:

Sergio Cunha BRA 74 disse...

Grande Belluco,
Mais uma excelente reportagem, agora com filmagem. Muito legal esse novo ponto de vista, novo angulos. No incidente com o Carlos só faltou ele pagar o 360º. Fica pra próxima. O CARIOCA é ZEN. Quanto ao barco mais rápido, o filme mostra outra coisa. Ultrapassei o Rene 2 vezes e fui embora. Tá gravado....
Gostei muito..
abraço,
Sergio Cunha

Ricardo Fidalgo disse...

Ficou muito boa a filmagem (voce edita muito bem...rsrsrsrs)
Cade as fotos?????