24 de janeiro de 2011

Novo LittleBest – Minhas impressões



Essa semana estreiei o novo LittleBest desenvolvido pelo projetista e construtor multi campeão Paulo Stier.  Infelizmente tive muitos problemas com o rádio, mas o barco teve um desempenho acima da minha espectativa para uma estréia. 
Recebi o barco na terça feira mas não tive tempo de prepará-lo.  Somente na sexta feira a noite pude preparar o barco para a regata de sábado.  Então não tive tempo para fazer um “shake down” antes de ir par briga.
O barco é bem diferente do modelo anterior.  A proa é mais alta para reduzir o efeito de enfiar a cara na água na empopada com ventos mais fortes.  Essa alteração melhorou o desempenho do barco nos ventos mais severos, mas ainda é o primeiro a pedir a troca de velas.  Mas trocando a vela no momento certo o barco ainda sim tem um desempenho igual ou melhor que os demais com velas maiores. 
A popa está mais alta e estreita e com seção redonda bem diferente do modelo anterior. A linha d’água também foi alterada e ajustada para uma quilha mais longa com bulbo de 730g.  A quilha é totalmente de carbono mais longa e mais estreita mantendo a mesma área molhada do modelo anterior.  O leme também é de carbono.
Na água o barco demonstrou a qualidade de sempre dos LittleBest.  O barco ganhou muito em orça e com a quilha mais longa está adernando menos mesmo com um bulbo mais leve.  A velocidade no popa parece ter aumentado consideravelmente.  No vento forte com vela C esteve imbatível enquanto o rádio funcionou.
O problema do rádio pode ter sido causado exatamente pela quilha de carbono que interfere nos rádios 2.4GHz.  A solução é colar uns tubinhos de antena por dentro do convés para manter o fio da antena sempre acima da linha d’água e longe da quilha.
Em fevereiro tem  mais uma etapa do Circuito BarraVela e vamos ver se a primeira impressão se confirma.  Me parece um barco para brigar por títulos como não poderia deixar de ser um LittleBest.

Um comentário:

Leonardo disse...

Legal Belluco, bem interessante esse novo barco com as alterações citadas. Qual o rádio que estavas usando?