Recebi o barco na terça feira mas não tive tempo de prepará-lo. Somente na sexta feira a noite pude preparar o barco para a regata de sábado. Então não tive tempo para fazer um “shake down” antes de ir par briga.
O barco é bem diferente do modelo anterior. A proa é mais alta para reduzir o efeito de enfiar a cara na água na empopada com ventos mais fortes. Essa alteração melhorou o desempenho do barco nos ventos mais severos, mas ainda é o primeiro a pedir a troca de velas. Mas trocando a vela no momento certo o barco ainda sim tem um desempenho igual ou melhor que os demais com velas maiores.
A popa está mais alta e estreita e com seção redonda bem diferente do modelo anterior. A linha d’água também foi alterada e ajustada para uma quilha mais longa com bulbo de 730g. A quilha é totalmente de carbono mais longa e mais estreita mantendo a mesma área molhada do modelo anterior. O leme também é de carbono.
Na água o barco demonstrou a qualidade de sempre dos LittleBest. O barco ganhou muito em orça e com a quilha mais longa está adernando menos mesmo com um bulbo mais leve. A velocidade no popa parece ter aumentado consideravelmente. No vento forte com vela C esteve imbatível enquanto o rádio funcionou.
O problema do rádio pode ter sido causado exatamente pela quilha de carbono que interfere nos rádios 2.4GHz. A solução é colar uns tubinhos de antena por dentro do convés para manter o fio da antena sempre acima da linha d’água e longe da quilha.
Em fevereiro tem mais uma etapa do Circuito BarraVela e vamos ver se a primeira impressão se confirma. Me parece um barco para brigar por títulos como não poderia deixar de ser um LittleBest.
Um comentário:
Legal Belluco, bem interessante esse novo barco com as alterações citadas. Qual o rádio que estavas usando?
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